Icterícia neonatal. Preciso mesmo do “banho de sol”?

Icterícia é o nome médico dado à pigmentação amarelada que pele e mucosas/esclera podem apresentar secundária a um pigmento natural chamado bilirrubina. A icterícia no período neonatal é algo relativamente comum e isso acontece porque após o nascimento, os bebês fazem a renovação de suas hemácias, antes fetais, para os tipos de hemácias usadas até a vida adulta. Essa destruição das hemácias antigas levam a liberação desse pigmento, bilirrubina, e então, à icterícia. Quase 80% dos recém-nascidos apresentam icterícia visível e a maioria tem resolução nos primeiros 7-10 dias de vida.
Os pediatras, em suas avaliações periódicas desde a maternidade, notam clinicamente se o nível da icterícia parece adequado para a idade do recém-nascido, evitando que níveis muito altos possam levar a problemas sérios de saúde, incluindo lesões cerebrais. Na suspeita de níveis mais altos de bilirrubina, solicitamos exames laboratoriais e iniciamos o tratamento mais comum, quando necessário: a fototerapia.
A fototerapia é o tratamento de exposição da pele do bebê a uma luz especial azul (sem radiação ultravioleta – UV). Essa luz ajuda a metabolizar a bilirrubina e diminuir mais rapidamente seus níveis no organismo. Mas e o banho de sol?
Antigamente, a exposição à luz solar, o “banho de sol”, era uma orientação feita para as famílias após a alta hospitalar. Hoje, porém, não recomendamos mais essa medida devido aos riscos de queimadura solar e exposição aos raios UV. Não temos como garantir uma exposição direta a luz solar em quantidade segura, principalmente relacionada a pele delicada do bebê recém-nascido.
Para finalizar, a forma de auxiliar a redução dos níveis de bilirrubina está intimamente ligada ao aleitamento do bebê. A adequada aceitação do bebê ao aleitamento (materno ou artificial) previne e trata a icterícia, ajudando na remoção da bilirrubina por meio das fezes e urina. Então ao invés de manter atenção ao “banho de sol”, vamos usar nossa energia ao aleitamento, pois essa medida se torna mais segura e eficaz nos cuidados dos nossos bebês.
Dr. Leandro Mello

Dr. Leandro Mello

Conferir
Preencha o formulário

Agende sua consulta conosco.