A puericultura reúne os cuidados e conhecimentos necessários para favorecer o desenvolvimento físico e psíquico da criança, desde a gestação até a puberdade.
O que é puericultura?
Pelo dicionário: ciência que reúne noções de fisiologia, higiene e sociologia suscetíveis de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade.
Puericultura e a prática pediátrica
Essencialmente, a puericultura é uma área da pediatria que permeia suas subespecialidades. É a base do atendimento pediátrico, onde o profissional avalia a criança em desenvolvimento como um todo.
O pediatra com enfoque em puericultura deve acompanhar a criança desde o pré-natal até o período pós-puberdade, mantendo uma visão integradora que inclui aspectos biológicos, familiares e sociais.
Aspectos avaliados na puericultura
Na prática clínica avaliamos, entre outros:
- Peso e crescimento (curvas de crescimento e IMC)
- Alimentação e orientação nutricional
- Marcos do desenvolvimento neurológico e motor
- Higiene e cuidados básicos
- Calendário de vacinas e prevenção de doenças
- Prevenção de acidentes e orientações de segurança
Visão ampliada: além do biológico
O ser humano em desenvolvimento é mais que aspectos biológicos. A puericultura exige compreensão da cultura da infância, do ambiente familiar e social que envolve a criança em cada etapa do crescimento.
O acolhimento empático do profissional fortalece a confiança da família nas orientações técnicas, promove segurança nas condutas domiciliares e contribui para o empoderamento das figuras parentais.
Se deseja saber mais sobre acompanhamento pediátrico e puericultura, entre em contato com nossa equipe.